Mesa de som amplificada GRAN-12B Arcano® 10 entradas balanceadas para microfones; 2 canais com entradas L/R LINE IN; Efeitos 32bits incluindo REVERB; 1 Equalizador gráfico de 7 bandas; 1 saída AUXILIAR; Saídas principais em XLR; Gravação no pendrive e conexão Bluetooth; Interface USB;
MESA AMPLIFICADA – 1200W RMS (4Ohms)
BIVOLT – Chave seletora de tensão
Não é bivolt “automático”
INTERFACE DE ÁUDIO USB
Indicada para fazer gravações básicas e LIVEs através do PC
Compatível com qualquer programa de gravação/DAW
Compatível com Windows 7(todas as versões) e Mac (todas as versões)
Plug and Play - Não precisa driver, porém compatível com ASIO4ALL.
Não indicada para tocar utilizando efeitos de plug-ins devido a sua forma de monitoramento, mais detalhes abaixo.
Não grava em multipista. Não permite gravar os canais em pistas individuais simultaneamente
Conector USB-B ou USB-A. Não é possível usar as duas simultaneamente.
RESOLUÇÃO: 16 BITS
TAXA DE AMOSTRAGEM: 48kHz
MODO DE GRAVAÇÃO:
Gravação apenas MONO: Todos os canais da mesa formam uma única pista MONO.
MODO REPRODUÇÃO VIA USB
Reprodução Estéreo: A música que vem do computador pelo USB é reproduzida em estéreo
CONEXÃO BLUETOOTH
Reproduza as músicas de seu celular, tablet, notebook, etc. diretamente em sua mesa através da conexão bluetooth. Não é possível enviar o som da mesa para esses dispositivos através do bluetooth, apenas reproduz o som do dispositivo na mesa.
Para trabalhar com o bluetooth da mesa basta pressionar o botão REP do display MP3 e segurar por 2 segundos, depois procurar ARCANO na lista de dispositivos do seu aparelho.
Curto alcance – Máximo 10m sem barreiras, pode variar para menos de acordo com a potência de emissão do dispositivo móvel.
Reprodução do bluetooth: Som estéreo.
GRAVAÇÃO DIRETA NO PENDRIVE
Grave o som da mesa diretamente em seu pendrive. Basta plugar o seu pendrive formatado em FAT32, pressione e segure o botão STOP/REC por dois segundos que a irá iniciar a gravação dos canais.
A mesa não reconhece o pendrive vazio, para a primeira gravação é necessário que o pendrive possua algum arquivo de áudio mp3 ou wav para ser reconhecido.
Gravação no pendrive é MONO: Todos os canais formam uma única pista MONO.
Formato: mp3
Qualidade do arquivo: 128kbps
CANAIS E SEUS RECURSOS:
Phantom Power +48V para todos os canais (não é individual por canal)
10 CANAIS MONO com entradas XLR e P10 – XLR (MIC/ balanceada) e P10 (LINE/ não balanceada)
CANAIS ESTÉREO – Os dois últimos canais da mesa, 9/10 e 11/12, possuem entradas de linha L e R que permitem ligar sintetizadores e teclado musical para manter sua divisão estéreo.
GANHO em todos os canais
LOWCUT- Realiza um corte de frequências baixas. Apenas nos canais de1 a 8.
EQUALIZADOR de 3 bandas: Agudo, médio e grave.
Vol. AUX/FX– Volume do efeito do canal e da saída auxiliar pós fader FX OUT
LED PEAK – Indica que o canal está clipando, está com o nível de entrada muito alto.
PAN – Direciona o som do canal para o lado direito ou esquerdo do master.
MUTE – Função MUTE por canal.
SOLO - Pré escuta em todos os canais do tipo PFL, mais detalhes abaixo.
NÃO POSSUI DIRECT OUT
NÃO POSSUI COMPRESSOR
NÃO POSSUI INSERT
SAÍDAS E VOLUMES PRINCIPAIS
SAÍDAS PRINCIPAIS: Apenas XLR balanceada
FONE DE OUVIDO P10 – Saída amplificada estéreo para fones.
VOL. PHONES – Volume da saída de fone de ouvido. Não é independente do master.
VOL. MASTER (MAIN MIX) – com deslizantes L e R separados.
VOL. EFFECTOR- Volume geral do efeito.
VOL. USB LEVEL – Volume do leitor de MP3, bluetooth e entrada USB. Com equalizador de 2 bandas.
VOL. FX OUT – Volume geral da saída FX OUT
VOL. RETURN – Volume da entrada auxiliar RETURN para efeito externo.
SAÍDA AUXILIAR para monitoramento e efeito externo
FX OUT- saída auxiliar PÓS FADER – Será necessário silenciar o efeito para usá-la como via de monitoramento. É necessário estar com o volume do canal aberto para liberar o som para a saída auxiliar.
EFEITO EXTERNO – Pode ser utilizada em conjunto com a entrada RETURN para adicionar um efeito externo.
Não permite enviar o efeito para os monitores.
Não permite enviar o som do MP3 para os monitores.
SAÍDA NÃO AMPLIFICADA!
ENTRADA para efeito externo
RETURN – Utilize-a em conjunto com a saída FX OUT para adicionar um efeito externo(Rack/Pedal) para toda a mesa. Mais detalhes abaixo.
PAINEL DE EFEITO
EFEITOS: 99 PRESETs, Qualidade 32bits.
Incluindo: REVERB, DELAY e CHORUS
Botão PROGRAM – Botão giratório permite selecionar um dos 99 presets, basta girar para direita ou esquerda e pressioná-lo para selecionar o efeito.
FX - Volume geral do processador de efeito
DISPLAY PENDRIVE/USB/BT
No display é mostrado apenas o número das músicas e o tempo de reprodução, não é mostrado o nome da música
Não permite saltar pastas
CONEXÃO USB com função de interface de áudio e leitor de pendrive.
Botões - Avançar e retornar, iniciar, pausar, parar e repetir, atuam na leitura de pendrive e também na reprodução por BLUETOOH.
Botão REP- Também ativa o bluetooth (pressionar e segurar)
Botão STOP– Também ativa a gravação no pendrive (pressionar e segurar)
EQUALIZADOR de 2 bandas: Agudo e grave.
NÃO ENVIA O SINAL PARA OS MONITORES (saída AUXILIAR)
SAÍDAS AMPLIFICADAS (SPEAKER OUTPUTS)
Apenas saídas traseiras L e R são amplificadas, e funcionam em conjunto com as saídas principais (MASTER).
Saída para retorno NÃO É AMPLIFICADA.
As saídas amplificadas são do tipo FULLRANGE, possuem uma resposta ampla e com ótimo desempenho nos graves, médios e agudos.
Conexões em P10 e SPEAKON - Polaridade do SPEAKON: Centro positivo.
Cada canal (L e R) possui uma saída P10 e outra SPEAKON.
SAÍDAS PARALELAS
Cada lado amplificado (L e R) possuem duas saídas paralelas (P10 e SPEAKON). Ao ligar uma caixa em cada saída amplificada o valor da impedância irá diminuir.
Se for utilizar duas caixas em um mesmo lado amplificado da mesa, as caixas deverão possuir impedância de 16Ohms ou 8Ohms.
IMPEDANCIA DE CAIXAS e POTÊNCIA
Verifique a IMPEDÂNCIA FINAL de sua caixa passiva e confira abaixo a potência ofertada pelo amplificador na mesma impedância de sua caixa.
Procure utilizar caixas com potência semelhante a potência oferecida pelos canais do amplificador.
POTÊNCIA EM RMS
8Ohms – 840W RMS - 420W RMS por canal (Lado L, Lado R)
4Ohms – 1200W RMS - 600W RMS por canal (Lado L, Lado R)
2Ohms - Este amplificador não opera com 2Ohms de impedância, pode danificar o equipamento, pois seu projeto não contempla esta forma de trabalho.
CONFIGURAÇÕES SUGERIDAS
2 CAIXAS PASSIVAS de 8Ohms
1 caixa de 8 Ohms no lado L + 1 Caixa de 8 Ohms no lado R
2 CAIXAS PASSIVAS de 4Ohms
1 Caixa de 4 Ohms no lado L + 1 Caixa de 4 Ohms no lado R
4 CAIXAS PASSIVAS todas de 8 Ohms
2 Caixas de 8 Ohms no lado L + 2 Caixas de 8 Ohms no lado R
Não é possível ligar 4 caixas de 4 Ohms uma em cada saída, pois a impedância final será de 2 Ohms. Este amplificador não suporta trabalhar com essa impedância.
O VALOR DA IMPEDÂNCIA FINAL DA CAIXA
A impedância medida na entrada da caixa de som é o que determinará o quanto de potência será ofertada pelo amplificador. Essa impedância final é resultado das associações formadas pelos alto falantes, por tanto não é prático se orientar pela impedância individual dos alto falantes, medir a impedância final da associação é o que será determinante.
POTÊNCIA DO AMPLIFICADOR E A CAIXA PASSIVA
Para escolher um amplificador para sua caixa, verifique primeiramente qual é impedância de sua caixa e qual a impedância mínima admitida pelo amplificador.
Para ter um bom rendimento com este amplificador, verifique na especificação do anúncio se na mesma impedância que a sua caixa o amplificador oferece uma potência semelhante à da sua caixa de som.
Por exemplo, se sua caixa é de 4Ohms e toca 200W RMS, o amplificador deve oferecer em 4 Ohms uma potência semelhante a 200W RMS, isso para que você aproveite a potência RMS do amplificador e da sua caixa simultaneamente.
1 VIA DE MONITORAMENTO/ RETORNO
A GRAN-12B possui uma saída auxiliar FX OUT onde o usuário poderá ligar os retornos de palco. Para liberar o som de um dos canais da mesa para a saída FX OUT, será necessário aumentar o volume AUX/FX do canal desejado e subir o deslizante de volume. A saída AUX é uma saída auxiliar do tipo pós fader, por tanto será preciso aumentar o volume no deslizante do canal para que o som saia nos monitores.
Recomenda-se deixar o volume geral do efeito zerado enquanto usar FX OUT como via de monitoramento, pois será utilizado o mesmo botão de efeito dos canais.
A saída de retorno não é amplificada
UTILIZAÇÃO DE EFEITOS EXTERNOS (RACK ou PEDAL)
A saída e FX OUT pode ser utilizada como via para ligar efeitos externos na mesa. Caso seja priorizado os efeitos mais do que o retorno, o usuário poderá ligar a input do seu efeito externo na saída FX OUT, e a output do seu efeito externo na entrada RETURN. Assim toda vez que um dos volumes AUX FX forem abertos em um canal, a mesa irá utilizar o efeito externo
LIGANDO PAs ATIVAS e AMPLIFICADORES - SAÍDAS PRINCIPAIS “MAIN OUT”
A GRAN-12B disponibiliza saídas principais em conexões XLR balanceadas. Com essas saídas o usuário poderá plugar os seus AMPLIFICADORES e PAs ATIVAS através de cabos P10-XLR/P10-P10.
EQUALIZADOR GRÁFICO
Além dos equalizadores dos canais a mesa GRAN-12B possui um equalizador gráfico de 7 bandas para a saída MAIN OUT (L e R) em que o usuário poderá aplicar uma equalização em cima de todos os canais simultaneamente.
LIGANDO EM INTERFACES DE ÁUDIO
As saídas MAIN OUTs podem ser plugadas nas entradas de uma interface de áudio para fazer uma gravação ou transmissão ao vivo. A saída FX OUT também pode ser utilizada, porém a divisão estéreo não será mantida.
USO EM LIVES E PROGRAMAS DE STREAM (OBS, entre outros)
Para utilizar a mesa como fonte de áudio nas transmissões ao vivo, basta selecionar USB AUDIO DEVICE como opção de microfone nas plataformas utilizadas ou em seu programa de stream (ex: OBS)
USO EM REUNIÕES POR VÍDEO
Para utilizar a mesa como fonte de áudio em plataformas de reunião como Skype, Microsoft teams, Zoom Cloud meeting, Google meet, etc. Basta selecionar a USB AUDIO DEVICE como opção de microfone.
BLUETOOTH
Para ativar o bluetooth basta pressionar o botão mode, procurar o dispositivo de áudio ARCANO na lista do bluetooth em seu aparelho e selecioná-la para parear.
Para conectar outro aparelho via bluetooth na mesa, nenhum outro dispositivo pode estar pareado com ela.
O alcance do bluetooth não se aplica a longas distâncias, seu alcance é de aproximadamente 10m em áreas livres de barreiras.
SOBRE OS CANAIS ESTÉREO 9/10 E 11/12
Estes canais não mantêm sua divisão estéreo na gravação. Este modelo de mesa só faz gravação mono, tanto no pendrive quanto no modo interface.
Este canal ajuda a receber o sinal das saídas L e R de um teclado musical, e nas saídas principais MAIN OUT da mesa essa divisão ainda é mantida estéreo. Para a utilização como uma mesa convencional.
SOBRE O MONITORAMENTO DA FAIXA GUIA/PLAYBACK
Esta mesa possui um sistema simples de monitoramento de playback e não permite monitorar na própria mesa uma faixa já gravada enquanto se grava uma nova faixa. Quando feito desta forma, ocorre uma mistura das duas faixas. Isso acontece devido ao sinal do playback ser direcionado para o canal master da mesa, e o sinal do canal master ser direcionado para a gravação, formando um loop. Para contornar essa situação pode ser utilizado um outro dispositivo de áudio para escutar a faixa já gravada enquanto se utiliza a mesa apenas para enviar o sinal.
SOBRE O USO COM PLUG-INS DE EFEITO
Não permite tocar ou cantar enquanto se utiliza os plug-ins de efeito (também conhecidos como VST), pois acaba misturando o som limpo que entra nos canais e o som processado pelos plugins em suas saídas de áudio. Isso ocorre devido ao monitoramento direto da interface, ele não pode ser desativado para manter apenas o monitor playback (som que vem do computador). Entretanto após a faixa gravada é possível adicionar os efeitos sem problemas.
SOBRE MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO COM PLUG-INS
Após a faixa já gravada adicionar um plug-in não irá interferir em nenhum processo de monitoramento. Não haverá limitações.
SOBRE PROGRAMAS DE GRAVAÇÃO/DAW
Não há restrição para nenhum programa de gravação/DAW, uma vez reconhecida pelo sistema operacional basta selecionar USB AUDIO DEVICE como dispositivo de áudio no programa DAW.
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