Mesa de som 16 canais Arcano DAK-16 duplo efeito rec EQ USB

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DAK-16

 

Mesa DAK-16 Arcano® 12 entradas balanceadas para microfones; 2 canais estéreo com entradas P10 e entrada RCA; duplo efeito 32BITs incluindo REVERB; saída principais em XLR e P10; 1 equalizador gráfico de 9 bandas; 1 via auxiliar com 2 saídas; pré-escuta PFL nos canais; phantom power individual por canal; leitor de pendrive com bluetooth, gravação no pedrive, interface de áudio.

 

  • Dimensões (L×C×A): 60,5×42×11cm;
  • Peso líquido: 7kg.

 

INTERFACE DE ÁUDIO USB 

Indicada para fazer gravações básicas e LIVEs através do PC.
Compatível com qualquer programa de gravação/DAW.
Compatível com qualquer plataforma de vídeo conferência.
Compatível com Windows 7/8/10 e Mac (todas as versões). 
Plug and Play – Não precisa driver, porém compatível com ASIO4ALL.
Não indicada para tocar instrumentos utilizando efeitos de plug-ins devido a sua forma de monitoramento, mais detalhes abaixo.
Não grava em multipista. Não permite gravar os canais em pistas individuais simultaneamente.

RESOLUÇÃO: 16 BITS
TAXA DE AMOSTRAGEM: 48kHz
Conector USB A

 

MODO DE GRAVAÇÃO

Gravação MONO: Todos canais são misturados em uma única faixa mono. 

 

MODO REPRODUÇÃO VIA USB

Reprodução ESTÉREO – A música que vem do computador pelo USB é reproduzida em estéreo.
Vol. MP3/BT – Controla o som que é reproduzido no computador e enviado para a mesa.
SAÍDA DE ÁUDIO – O áudio recebido via USB INTERFACE é enviado para as saídas MAIN OUTs, não é enviado para as saídas monitoras AUX SEND.

 

GRAVAÇÃO DIRETA NO PENDRIVE

Grave o som da mesa diretamente em seu pendrive. Basta plugar o seu pendrive formatado em FAT32, pressione e segure o botão STOP/REC por dois segundos que a irá iniciar a gravação dos canais.
Gravação no pendrive é MONO: Todos os canais formam uma única pista MONO.
Formato: .WAV
Qualidade do arquivo: 131kbps – 32KHz taxa de amostragem

 

CANAIS E SEUS RECURSOS:

Phantom Power +48V INDIVIDUAL por canal (todos os canais) + Chave geral +48V.
12 CANAIS MONO com entradas combo XLR/P10 – XLR (MIC/balanceada) e P10 (LINE/não balanceada).
2 CANAIS ESTÉREO – Com entradas LINE P10 e LINE RCA (Entrada RCA).
GANHO em todos os canais.
LOWCUT – Realiza um corte de frequências baixas EQUALIZADOR de 3 bandas: Agudo, médio, grave.
Vol. AUX 1/AUX2 – Volume da saída auxiliar AUX (pré fader).
Vol. FX1/FX2 – Volume dos efeitos 1 e 2 do canal e das saídas auxiliares pós fader FXOUT.
LED CLIP – Indica que o canal está clipando, está com o nível de entrada muito alto. 
PAN – Direciona o som do canal para o lado direito ou esquerdo do master.
MUTE – função MUTE por canal.
SOLO – Pré escuta em todos os canais do tipo PFL, mais detalhes abaixo. 
NÃO POSSUI INSERT.
NÃO POSSUI DIRECT OUT.
NÃO POSSUI COMPRESSOR.
NÃO POSSUI SUBGRUPO.

 

SAÍDAS PRINCIPAIS, VOLUMES PRINCIPAIS & EQUALIZADOR GRÁFICO

SAÍDAS PRINCIPAIS (main outs): XLR (balanceada) e P10 (não balanceada).
FONE DE OUVIDO P10 – Saída estéreo com amplificação para fones de ouvido.
CONTROL ROOM – Saída P10 (não balanceada) para caixas L e R, funcionam em conjunto com a saída de fone.
VOL. PHONE/CTRL ROOM – Volume da saída de fone de ouvido. Não é independente do master.
VOL. FX1 – Volume geral do primeiro efeito, com botão MUTE.
VOL. FX2 – Volume geral do segundo efeito, com botão MUTE.
EQUALIZADOR GRÁFICO com 9 bandas, único equalizador para as duas saídas L e R. Com botão by-pass EQ IN.
Não possui SAÍDA RCA.

 

SAÍDA AUXILIAR para MONITORAMENTO

AUX SENDS 1 e 2 – Uma única via auxiliar envia o mesmo sinal de áudio para duas saídas AUX SENDs, ou seja, apesar de serem duas saídas não é possível dividir os canais da mesa em AUX 1 e AUX 2. Mais detalhes abaixo.
VOL. AUX SEND (1 e 2) – Volume geral individual das saídas AUX SENDs.
Não permite enviar o som do MP3/Bluetooth para os monitores.
Não precisa desativar o efeito da mesa.


SAÍDA para EFEITO EXTERNO ou MONITORAMENTO PÓS FADER

FX OUT 1 – Saídas AUXILIAR do tipo PÓS FADER – Pode ser utilizada como via de monitoramento desativando o primeiro efeito da mesa, ou utilizá-la para adicionar um efeito externo através da STEREO RETURN.
FX OUT 2 – Saídas AUXILIAR do tipo PÓS FADER – Pode ser utilizada como via de monitoramento desativando o segundo efeito da mesa, ou utilizá-la para adicionar um efeito externo através da STEREO RETURN.

 

ENTRADA para EFEITO EXTERNO

AUX RETURNs – Utilize-a em conjunto com uma das saídas FX para adicionar um efeito mono ou com as duas saídas FX para adicionar um efeito estéreo.

 

DISPLAY E CANAL DO MP3/BLUETOOTH

DISPLAY – Mostra o número da faixa e tempo de reprodução.
Botão PROGRAM (PUSH) – Troca de faixa girando para esquerda ou para direita, atua na leitura de pendrive e também na reprodução por BLUETOOH, pausa e inicia a reprodução pressionando-o.
Botão REP – Repete a faixa.
STOP/REC – Pressionando rapidamente ele funciona como STOP e interrompe a música. Pressionando e segurando por 2 segundos será iniciada a gravação dos canais da mesa no pendrive.
EQUALIZADOR de 2 bandas: Agudo e grave.
MP3/BT – Deslizante ajuste de volume do som do MP3 e bluetooth.
Botão SOLO – PRÉ ESCUTA (PFL).
NÃO ENVIA O SINAL PARA OS MONITORES (saídas AUXILIARES).

 

PAINEL DE EFEITO

2 processadores de efeitos, cada um com 99 pressets de efeitos incluindo: REVERB, DELAY e CHORUS. É possível adicionar 2 efeitos simultaneamente por canal.
2 DISPLAYs mostram o número do efeito selecionado em cada processador e o volume do efeito.
Botão PROGRAM (PUSH) – Botão giratório permite selecionar os pressets de efeito de 1 a 99, girando-o para direita ou esquerda e pressionando para escolher o efeito.
FX1 – Volume geral do processador de efeito 1
FX2 – Volume geral do processador de efeito 2
Botão TAP – Permite regular o tempo do delay de acordo com os pulsos do botão TAP. 

 

1 VIA DE MONITORAMENTO/RETORNO + 2 saídas auxiliares FX OUT

A DAK-16 possui uma via auxiliar que envia o mesmo sinal de áudio para duas saídas AUX SEND. Para liberar o som de um dos canais da mesa para estas saídas AUX SEND será necessário apenas aumentar o volume AUX do canal desejado. A saída AUX SEND é uma saída auxiliar do tipo pré fader, por tanto não será preciso aumentar o volume no deslizante do canal para que o som saia nos monitores.
As saídas FX1 e FX2 também podem ser utilizadas como vias de monitoramento pós fader. Para liberar o som na saída FX1 e FX2 será necessário que o efeito da mesa seja desativado através do deslizante FX1 e FX2.
As saídas FX1 e FX2 é uma saída auxiliar do tipo pós fader, por tanto precisará aumentar o volume do canal no deslizante. Assim, para liberar o som do canal desejado para a saída FX1 e FX2 basta desativar o efeito, abrir o volume no deslizante do canal e abrir o volume FX1 e FX2 do canal.
Caso queira utilizar apenas uma das saídas auxiliares FX como monitoramento, também é possível. Assim será mantido pelo menos um processador de efeito funcionando.

 

UTILIZAÇÃO DE EFEITOS EXTERNOS (RACK ou PEDAL)

As saídas FX 1 e FX 2 podem ser utilizadas como vias para ligar efeitos externos na mesa. O usuário poderá ligar a input do seu efeito externo em uma das saídas FX, e a output do seu efeito externo na entrada RETURN. Assim toda vez que um dos volumes FX1 ou FX2 forem abertos em um canal, a mesa irá utilizar o efeito externo.

 

LIGANDO PAs ATIVAS e AMPLIFICADORES – SAÍDAS PRINCIPAIS E SAÍDAS SUB OUTPUT

A DAK-16 disponibiliza saídas principais em conexões XLR balanceadas e P10 não balanceadas. Com essas saídas o usuário poderá plugar os seus AMPLIFICADORES e PAs ATIVAS através de cabos XLR-XLR/XLR-P10/P10-P10.

 

EQUALIZAÇÃO DOS CANAIS E EQUALIZADOR GRÁFICO

Além dos equalizadores dos canais a mesa DAK possui um equalizador gráfico de 9 bandas para as saídas MAIN OUT (L e R) em que o usuário poderá aplicar uma equalização em cima de todos os canais simultaneamente. O equalizador possui um botão EQ IN para que o usuário possa ativar e desativar a equalização sem perder o posicionamento das palhetas.

 

CONEXÕES RCA 

Este modelo de mesa DAK só possui entradas RCAs e estão vinculadas aos canais estéreo. São úteis para enviar um som estéreo para a mesa, ligando a saída de fone de um computador, de um celular, DVDs, CD players, etc. Seu volume é controlado pelo próprio deslizante do canal utilizado.

 

RECURSO PFL

A DAK-16 possui o recurso de pré escuta por canal pré fader, ou seja, permite você escutar na saída de fone exatamente como o canal está soando antes de liberar o som para as PAs. O recurso é geralmente utilizado para fazer algum ajuste com o volume do canal zerado, evitando assim o desconforto das alterações no som das PAs.

 

USO EM LIVES E PROGRAMAS DE STREAM (OBS, entre outros)

Para utilizar a mesa como fonte de áudio nas transmissões ao vivo, basta selecionar USB AUDIO DEVICE como opção de microfone nas plataformas utilizadas ou em seu programa de stream (ex: OBS).

 

USO EM REUNIÕES POR VÍDEO 

Para utilizar a mesa como fonte de áudio em plataformas de reunião como Skype, Microsoft teams, Zoom Cloud meeting, Google meet, etc. Basta selecionar a USB AUDIO DEVICE como opção de microfone.

 

LIGANDO EM INTERFACES DE ÁUDIO

As saídas MAIN OUTs podem ser plugadas nas entradas de uma interface de áudio para fazer uma gravação ou transmissão ao vivo. A saída AUX também pode ser utilizada, porém a divisão estéreo não será mantida.

 

BLUETOOTH

Para ativar o bluetooth basta pressionar e segurar o botão MP3/BT, procurar o dispositivo de áudio MIXER-01 na lista do bluetooth em seu aparelho e selecioná-la para parear. 
Para conectar outro aparelho via bluetooth na mesa, nenhum outro dispositivo pode estar pareado com ela.

Curta distância: Aproximadamente 10 metros livres de barreiras, varia de acordo com a potência de emissão do aparelho móvel.

 

SOBRE O MONITORAMENTO DA FAIXA GUIA/PLAYBACK

Esta mesa possui um sistema simples de monitoramento de playback e não permite monitorar na própria mesa uma faixa já gravada enquanto se grava uma nova faixa. Quando feito desta forma, ocorre uma mistura das duas faixas. Isso acontece devido ao sinal do playback ser direcionado para o canal master da mesa, e o sinal do canal master ser direcionado para a gravação, formando um loop. Para contornar essa situação pode ser utilizado um outro dispositivo de áudio para escutar a faixa já gravada enquanto se utiliza a mesa apenas para enviar o sinal.

 

SOBRE O USO DA INTAFACE USB COM PLUG-INS DE EFEITO

Não permite tocar ou cantar enquanto se utiliza os plug-ins de efeito (também conhecidos como VST), pois acaba misturando o som limpo que entra nos canais e o som processado pelos plugins em suas saídas de áudio. Isso ocorre devido ao monitoramento direto da interface, ele não pode ser desativado para manter apenas o monitor playback (som que vem do computador). Entretanto após a faixa gravada é possível adicionar os efeitos sem problemas.

 

SOBRE MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO COM PLUG-INS

Após a faixa já gravada adicionar um plug-in não irá interferir em nenhum processo de monitoramento. Não haverá limitações.

 

SOBRE PROGRAMAS DE GRAVAÇÃO/DAW

Não há restrição para nenhum programa de gravação/DAW, uma vez reconhecida pelo sistema operacional basta selecionar USB AUDIO DEVICE como dispositivo de áudio no programa DAW.

 

SISTEMA DE MONITORAMENTO DIRETO (TEMPO REAL)

Esta interface possui um sistema de monitoramento direto, onde o sinal do pré amplificador é direcionado diretamente para os fones e saídas MONITOR, isso proporciona um retorno em tempo real do som que está entrando na interface. NÃO É POSSÍVEL DESATIVAR ESTE RECURSO.

 

MONITORAMENTO DA DAW

Não é possível utilizar o recurso MONITOR INPUT dos canais da DAW devido ao monitoramento direto da interface de áudio que não pode ser desativado. Habilitar o recurso monitor input do canal da DAW poderá gerar LOOP ou eco. Recomenda-se por tanto, utilizar apenas o monitoramento da interface de áudio.

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