Microfone condensador USB Arcano STUDIO BLA-2 p/ estúdio e smartphone

Código: 3784 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

STUDIO BLA-2

 

Microfone condensador USB Arcano® STUDIO BLA-2, captação unidirecional do tipo cardioide, cápsula de eletreto de 16mm, timbre suave com boa presença de grave e de brilho.

 

INSTALAÇÃO

  • Condensador USB para uso em computador.
  • Compatível com OTG – Leia abaixo as condições para uso no celular.
  • Compatível com Windows e Mac (todas as versões).
  • Dispositivo Plug and Play, não precisa instalar driver para utilizar em seu computador. 
  • Basta plugá-lo na entrada USB do computador e configurá-lo no programa que deseja utilizar.
  • Compatível com ASIO4ALL.
  • Placa de áudio/interface – Não precisa de placa de áudio ou interface. Este microfone não pode ser conectado na interface de áudio ou no cabo XLR, sua conexão é feita diretamente no USB do computador.
  • PHANTOM POWER – A alimentação deste condensador é obtida através dos 5V do USB, por isso não utiliza Phantom Power externo para funcionar.

SUPORTE + TRIPÉ PARA APOIAR O MICROFONE NA MESA

 

CONSIDERAÇÕES PARA MELHOR PROVEITO

NOTEBOOK – Evite utilizar o notebook na tomada durante o uso do microfone USB, a energia que passa pelo circuito de recarga pode gerar interferência no áudio.
OTG – Microfone compatível com cabo OTG, porém INCOMPATÍVEL com APLICATIVOS DE FÁBRICA. Necessário usar aplicativos da PlayStore.
Sobre as LIMITAÇÕES no uso no smartphone/tablete, verifique todos os tópicos OTG no final da página.
USO NO CELULAR – Recomendamos buscar conhecimentos prévios do aplicativo a ser utilizado no site do desenvolvedor ou tutoriais na internet, pois muitos apps não são intuitivos e podem gerar frustração ao tentar utilizar o microfone USB sem conhecimento prévio do programa.

 

APLICAÇÕES

Excelente para podcast, gravações de voz, gravação de instrumentos acústicos de cordas, locução de rádio, streaming de games, etc.
Pode ser utilizado em reuniões por vídeo (Skype, Microsoft teams, Zoom Cloud meeting, Google meet, etc).
Pode ser utilizado como microfone em aulas online em qualquer plataforma para PC.
Pode ser utilizado em lives/transmissões ao vivo.
Compatível com qualquer programa de transmissão/codificador, exemplo: Open Broadcaster Software OBS, Stage Tem, XSplit Broadcaster, Wirecast. XSplit Gamecaster, etc.
Compatível com qualquer DAW e programas de gravação/transmissão em geral.
Compatível com qualquer plataforma de reunião como Skype, Google meet, Discord, etc.

 

QUALIDADE DE GRAVAÇÃO

Resolução: 16 Bits
Taxa de amostragem: 48kHz
Modo de gravação: Mono

 

CONTROLES e SAÍDAS

SAÍDA DE FONE – Saída estéreo em P2 com amplificação para fones.
Reproduz o som do microfone em tempo real nos fones de ouvido, reproduz o som do computador quando o mic é selecionado como opção de alto falante.
NÃO É POSSÍVEL DESATIVAR O MONITORAMENTO DO MICROFONE.

VOL – Ajuste de ganho, aumenta ou diminui a sensibilidade da captação do microfone. O som do microfone também diminui na saída de fone.
NÃO REGULA O VOLUME DO SOM QUE ESTÁ SENDO REPRODUZIDO PELO COMPUTADOR.
MUTE – Interrompe o som do microfone na gravação/transmissão. O monitoramento direto do microfone também é silenciado, e o som reproduzido pelo computador fica mutado nos fones do BLA-2.

 

PADRÃO DE CAPTAÇÃO

Unidirecional Cardioide – Captação apenas na parte frontal do microfone.
DISTÂNCIA RECOMENDADA: 12cm a 20cm, mais detalhes abaixo.

 

Lista de Pacote:

Microfone USB ×1
Tripé ×1
Suporte ×1
Cabo USB ×1

 

Microfone em metal, suporte com estrutura em plástico e roscas de metal.
Conversor OTG USB 3.0/USB-C.

 

FIXAÇÃO/SUPORTE

Suporte + tripé – Acompanha suporte com rosca para poder fixar o microfone em tripé, pedestal, braço articulado, etc. 
Braço articulado – Pode ser fixado em braços articulados, pode ser necessário o uso de um redutor de rosca no suporte que prende o MIC. Este redutor de rosca não acompanha o produto.

 

DISTÂNCIA DE CAPTAÇÃO DA VOZ

Em geral, sem adicionar ganho através de algum programa é possível obter uma boa captação entre 5 e 20cm de distância.  Entretanto, varia de acordo com o nível de voz ou pressão sonora, e do nível de sinal que se pretende obter, por este motivo não é possível estipular uma distância específica.
Programas de gravação como o Audacity, programas de transmissão como OBS e programa tipo DAW, em geral permitem adicionar ganho ao sinal após a gravação/transmissão, melhorando o nível de sinal obtido. Há outros recursos como voicemeeter que permite aumentar a sensibilidade da captação durante o uso do microfone também. 
Aumentar o ganho no áudio gravado ou no programa de transmissão permitirá utilizar o STUDIO BLA-2 a uma distância maior.
Quanto maior a distância e a quantidade de ganho, maior será a presença de sons de fundo e reverberação (se houver).
O timbre também é afetado pela distância entre o microfone e a voz, no geral entre 5 e 15cm é obtido uma boa presença de grave. De 15 a 20cm já se observa uma presença menor de grave e de brilho, soando um pouco mais médio.

 

RUÍDO DO AMBIENTE

A captação de ruído irá depender da distância e da quantidade de ganho utilizada no programa. Quanto maior a distância entre o microfone e a fonte sonora (voz ou instrumento) maior será a necessidade de se aumentar o ganho/sensibilidade e maior será a captação do ruído de fundo.
Caso o ambiente em que será utilizado o STUDIO BLA-2 possua alguma presença de ruídos diversos como ar condicionado, barulho da rua, pessoas conversando, vento, etc. e não for possível fazer um isolamento, a melhor manobra é utilizar o microfone o mais próximo possível da voz ou do instrumento. Isso irá aumentar a presença da voz/instrumento na captação, não sendo necessário utilizar tanto ganho/sensibilidade do microfone.
Outros recursos para contornar esta poluição de fundo são filtros atenuadores de ruídos que aplicativos com OBS, Audacity, entre outros possuem para diminuir o ruído do ambiente.
Poder utilizado com o protetor acústico ARC-SK1 para reduzir a captação de ruídos de fundo.

 

REVERBERAÇÃO DO AMBIENTE

A presença de eco/reverberação em uma sala relativamente vazia poderá ser captada pelo STUDIO BLA-2. Dependerá também da distância entre o microfone e a voz/instrumento a quantidade de ganho utilizada e o padrão polar escolhido.
No geral, quando não é possível realizar um tratamento acústico onde o microfone será utilizado, algumas estratégias podem ser adotadas como aproximar mais o microfone da voz/instrumento e reduzir a quantidade de ganho no microfone.
Pode ser utilizado com o protetor acústico ARC-SK1 para reduzir a captação de reverberação.

 

SOBRE O NÚMERO DE PESSOAS QUE ELE PODE CAPTAR

No geral, os melhores resultados obtidos sem adicionar ganho por meio dos programas é captando até 3 vozes. 
O STUDIO BLA-2 é unidirecional o que limita um pouco a captação de um grande número de vozes. Para aumentar a cobertura de captação é necessário aumentar a distância e consequentemente aumentar o nível de ganho no programa utilizado para gravação/transmissão, o que implica em maior necessidade de tratamento acústico e isolamento para obter um bom resultado.
Por tais motivos não é possível especificar um número máximo de pessoas, o que será determinante é a distância, o posicionamento, o tratamento acústico da sala e o volume de voz de cada pessoa.

 

CAPTAÇÃO DE VOZ

Pode ser utilizado para gravações de vinhetas, locuções. Gravação de canto, performance em lives, etc.

 

CAPTAÇÃO DE VOZ E VIOLÃO

Pode ser utilizado para captação de voz e violão simultaneamente, entretanto vale lembrar que o resultado será diferente de se ter um microfone para cada som. Deverá ser estudado um bom posicionamento do microfone para uma captação uniforme da voz e do instrumento, por tanto, experimentar alturas diferentes em distâncias diferentes pode ser necessário para encontrar um bom posicionamento.
A reverberação da sala e o ruído de ambiente também deve ser levado em consideração, pois como mencionado nos tópicos anteriores, quanto maior a distância, maior será a captação de ambiência.

 

USO EM REUNIÕES POR VÍDEO

Para utilizar a mesa como fonte de áudio em plataformas de reunião como Skype, Microsoft teams, Zoom Cloud meeting, Google meet, etc. Basta selecionar o microfone USB como opção de microfone.

 

CAPTAÇÃO DE INSTRUMENTOS ACÚSTICOS DE CORDA

Em geral instrumentos de cordas podem ser captados pelo condensador USB, pois apresentam uma projeção sonora mais ponderada.

 

CAPTAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE SOPRO E PERCUSSIVOS

Instrumentos percussivos e de sopro podem ser muito difíceis de serem captados com condensador USB, pois a captação é muito sensível, podendo distorcer o áudio no programa devido a entregar um sinal muito alto ou até mesmo no próprio pré-amplificador do microfone devido à pressão sonora incidindo muito próximo da cápsula.
Para captação de instrumentos de alta projeção sonora é mais adequado buscar por interfaces de áudio e microfones dinâmicos, pois assim terá mais facilidade de se obter um bom resultado.

 

CAPTAÇÃO DE TECLADOS MUSICAIS

Teclados musicais apesar de possuírem alto falante, geralmente convém liga-los diretamente em uma interface de áudio, principalmente devido ao barulho das teclas que pode ser captado pelo microfone. Naturalmente isso também dependerá do nível de volume em que o teclado está operando e da distância do microfone em relação ao instrumento.
Toda via, apesar de poder utilizar para captar o áudio dos alto falantes de teclados musicais, o melhor resultado é ainda com o instrumento plugado diretamente em uma interface de áudio.

 

CAPTAÇÃO DE AMPLIFICADORES

Não indicado, captação muito sensível a alta pressão sonora.

 

OTG – LIMITAÇÕES DE USO

Este microfone é compatível com OTG, mas nem todos os aparelhos móveis compatíveis com OTG conseguem suprir a necessidade energética de 500mA, por este motivo o microfone pode não funcionar em alguns aparelhos compatíveis com OTG, mesmo com a depuração de USB ativada. Não temos como informar quais smartphones/tablets possuem esta limitação de hardware. Nestes casos pode ser necessário o uso de OTG Y com alimentação externa.

Consumo do microfone 5V 500mA.

 

OTG – NEM TODOS OS SMARTPHONES SÃO COMPATÍVEIS COM OTG

Certifique-se de que o seu dispositivo é compatível com OTG, aplicativos como o USB OTG CHECKER realizam uma análise rápida de compatibilidade.

 

OTG – ATIVAR DEPURAÇÃO DE USB 

Ative a depuração de USB de seu dispositivo, ela é necessária para o microfone USB ser alimentado e enviar o áudio. Cada versão do Android possui um caminho para ativar a depuração de USB, procure por tutoriais de acordo com sua versão de Android.

 

OTG – INCOMPATÍVEL COM APLICATIVOS DE FÁBRICA

Aplicativos instalados de fábrica não reconhecem microfones externos USB. O microfone externo não funcionará no app de câmera e de gravador de áudio instalados de fábrica.

 

OTG – APLICATIVOS BAIXADOS do PLAYSTORE

Teste feito com XIAOMI REDMI NOTE 7 com depuração USB ativada:
Compatível com qualquer DAW que permitir selecionar microfones USB, exemplo: N-TRACK, AUDIO EVOLUTION, BANDLAB. Informações sobre latência logo abaixo.
Compatível com Streamlabs OBS para celular, transmissões ao vivo.
Compatível com OPENCAMERA, trilha de áudio via mic externo.

 

OTG – COMO ESCOLHER APLICATIVOS

Certifique-se de que o aplicativo de seu interesse permite selecionar um microfone externo e que este aplicativo reconhece microfones USB.

 

OTG – DAW para celular LATÊNCIA e MONITORAMENTO

Pode haver grande variação de latência (de acordo com a capacidade processamento do celular).
O monitoramento direto do microfone continua ativo e não é possível desativá-lo. Por este motivo, não é possível utilizar o monitoramento de entrada do próprio software, pois irá misturar os dois monitoramentos.
A gravação de faixas subsequentes com o microfone USB pode resultar em faixas um pouco fora de sincronia devido a pequena latência, pode ser necessário sincroniza-las (alinhar as faixas) após a gravação das pistas.

 

OTG – DAW para celular – CORREÇÃO DE LATÊNCIA

Vários softwares DAW para celular possuem a função de correção de latência, porém para que eles funcionem corretamente é necessário estar com os fones desconectados. Por este motivo a correção de latência pode não funcionar, pois o microfone é reconhecido como fone de ouvido pelo celular.
O que pode ser experimentado é utilizar headphones bem próximos da cápsula do microfone durante o teste de latência da DAW.

Material: Metal
Tipo de cápsula: Condensadora
Conversor D/A/A/D: 16 Bits/48KHz
Distorção: <0.8%
Alcance de resposta: 50Hz–20KHz
Potência da saída de fone: 125mW
Relação sinal-ruído: 80dB SPL
Sensibilidade: -45dB ±1dB /0dB=1V/Pa.1KHz
Voltagem operante: DC5V

 

ARC-PR3 Compatível
ARC-SK1 Compatível
PMV-100 Compatível
AR-4S/5S Compatível
AR-13S Compatível
AR-14S Compatível
AR-17S Compatível
AR-18S Compatível
AR-3S Incompatível
AR-15S Incompatível
AR-16S Incompatível

 

Produtos relacionados

Sobre a loja

Fundada em 2004, a Rede Discovery é referência no mercado de áudio profissional, oferecendo produtos com ótima qualidade e excelente custo benefício!

Pague com
  • PagHiper
Selos
  • Site Seguro

QEM COMERCIAL LTDA - CNPJ: 05.606.831/0001-25 © Todos os direitos reservados. 2021