Microfone condensador USB Arcano DELEK-WHITE

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Microfone condensador USB Arcano DELEK-WHITE

Código: 8058 Marca:
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DELEK-WHITE

 

Microfone condensador USB Arcano® DELEK-WHITE, captação unidirecional cardioide, cápsula de eletreto de 14mm, boa presença de grave e com ótimo brilho.

 

INSTALAÇÃO

  • Condensador USB para uso em computador. 
  • Compatível com Windows e Mac (todas as versões).
  • Dispositivo Plug and Play, não precisa instalar driver para utilizar em seu computador, basta plugá-lo na entrada USB do computador e configurá-lo no programa que deseja utilizar.
  • Compatível com ASIO4ALL.
  • Placa de áudio/interface – Não precisa de placa de áudio ou interface. Este microfone não pode ser conectado na interface de áudio ou no cabo XLR, sua conexão é feita diretamente no USB do computador.
  • PHANTOM POWER – A alimentação deste condensador é obtida através dos 5V do USB, por isso não utiliza Phantom Power externo para funcionar.
  • SUPORTE/ARANHA + TRIPÉ PARA APOIAR O MICROFONE NA MESA.

 

CONSIDERAÇÕES PARA MELHOR PROVEITO
NOTEBOOK – Evite utilizar o notebook na tomada durante o uso do microfone USB, a energia que passa pelo circuito de recarga pode gerar interferência no áudio.
OTG – Microfone compatível com cabo OTG, porém INCOMPATÍVEL com APLICATIVOS DE FÁBRICA. Necessário usar aplicativos da Play Store. Sobre as LIMITAÇÕES no uso no smartphone/tablet, verifique todos os tópicos OTG no final da página.
USO NO CELULAR – Recomendamos buscar conhecimentos prévios do aplicativo a ser utilizado no site do desenvolvedor ou tutoriais na internet, pois muitos não são intuitivos e podem gerar frustração ao tentar configurar instantâneamente.

 

APLICAÇÕES
Excelente para podcast, gravações de voz, gravação de instrumentos acústicos em geral, locução de rádio, streaming de games, etc.
Pode ser utilizado em reuniões por vídeo (Skype, Microsoft teams, Zoom Cloud meeting, Google meet, etc). 
Pode ser utilizado em lives/transmissões ao vivo.
Compatível com qualquer programa de transmissão/codificador, exemplo: Open Broadcaster Software OBS, Stage Ten, XSplit Broadcaster, Wirecast, XSplit Gamecaster, etc.
Compatível com qualquer DAW e programas de gravação/transmissão em geral.
Compatível com qualquer plataforma de reunião como Skype, Google meet, Discord, etc.

 

QUALIDADE DE GRAVAÇÃO
Resolução: 16 Bits
Taxa de amostragem: 48KHz
Modo de gravação: Mono

 

CONTROLES e SAÍDAS
Não possui saída de fones/retorno;
Não possui ajuste de ganho;
Não possui mute para cortar o áudio da transmissão/gravação.


PADRÃO DE CAPTAÇÃO
Unidirecional Cardioide – Captação apenas na parte frontal do microfone.
DISTÂNCIA RECOMENDADA: 5cm a 15cm, mais detalhes abaixo.

 

FIXAÇÃO/SUPORTE
Tripé + Shockmount – Acompanha tripé e shock mount (aranha) para poder apoiar o microfone sobre a mesa. Basta fixar o microfone na aranha (shock mount) e rosquear o tripé na aranha. Aperte o parafuso da aranha para travar o ângulo do microfone.
Braço articulado – Pode ser fixado em braços articulados, pode ser necessário o uso de um redutor de rosca que não acompanha o produto Delek-White.

 

DISTÂNCIA DE CAPTAÇÃO DA VOZ
Em geral, sem adicionar ganho através de algum programa é possível obter uma boa captação entre 5 e 10cm de distância.  Entretanto, varia de acordo com o nível de voz ou pressão sonora, e do nível de sinal que se pretende obter, por este motivo não é possível estipular uma distância específica. 
Programas de gravação como o Audacity, programas de transmissão como OBS e programa tipo DAW em geral permitem adicionar ganho ao sinal após a gravação/transmissão, melhorando o nível de sinal obtido. Há outros recursos como voicemeter que permite aumentar a sensibilidade da captação durante o uso do microfone também. 
Aumentar o ganho no áudio gravado ou no programa de transmissão permitirá utilizar o Delek-White à uma distância maior.
Quanto maior a distância e a quantidade de ganho, maior será a presença de sons de fundo e reverberação (se houver).
O timbre também é afetado pela distância entre o microfone e a voz, no geral entre 5 e 15cm é obtido uma boa presença de grave. De 15 a 20cm já se observa uma presença menor de grave e de brilho, soando um pouco mais médio.

 

RUÍDO DO AMBIENTE
A captação de ruído irá depender da distância e da quantidade de ganho utilizada no programa. Quanto maior a distância entre o microfone e a fonte sonora (voz ou instrumento) maior será a necessidade de se aumentar o ganho/sensibilidade e maior será a captação do ruído de fundo. 
Caso o ambiente em que será utilizado o Delek-White possua alguma presença de ruídos diversos como ar condicionado, barulho da rua, pessoas conversando, vento, etc. e não for possível fazer um isolamento, a melhor manobra é utilizar o microfone o mais próximo possível da voz ou do instrumento. Isso irá aumentar a presença da voz/instrumento na captação, não sendo necessário utilizar tanto ganho/sensibilidade do microfone. 
Outros recursos para contornar esta poluição de fundo são filtros atenuadores de ruídos que aplicativos como OBS, Audacity, entre outros possuem para diminuir o ruído do ambiente.
Pode ser utilizado com o protetor acústico ARC-SK1 para reduzir a captação de ruídos de fundo.

 

REVERBERAÇÃO DO AMBIENTE
A presença de eco/reverberação em uma sala relativamente vazia poderá ser captada pelo Delek-White. Dependerá também da distância entre o microfone e a voz/instrumento a quantidade de ganho utilizada e o padrão polar escolhido. 
No geral, quando não é possível realizar um tratamento acústico onde o microfone será utilizado, algumas estratégias podem ser adotadas como aproximar mais o microfone da voz/instrumento e reduzir a quantidade de ganho no microfone. 
Pode ser utilizado com o protetor acústico ARC-SK1 para reduzir a captação de reverberação.

 

SOBRE O NÚMERO DE PESSOAS QUE ELE PODE CAPTAR
No geral, os melhores resultados obtidos sem adicionar ganho por meio dos programas é captando até 2 vozes. 
O Delek-White é unidirecional e não possui um ajuste de ganho próprio, o que limita um pouco a captação de um grande número de vozes. Para aumentar a cobertura de captação é necessário aumentar a distância e consequentemente aumentar o nível de ganho no programa utilizado para gravação/transmissão, o que implica em maior necessidade de tratamento acústico e isolamento para obter um bom resultado.
Por tais motivos não é possível especificar um número máximo de pessoas, o que será determinante é a distância, o posicionamento, o tratamento acústico da sala e o volume de voz de cada pessoa.


CAPTAÇÃO DE VOZ
Pode ser utilizado para gravações de vinhetas, locuções. Gravação de canto, performance em lives, etc.

 

CAPTAÇÃO DE VOZ E VIOLÃO
Pode ser utilizado para captação de voz e violão simultaneamente, entretanto vale lembrar que o resultado será diferente de se ter um microfone para cada som. Deverá ser estudado um bom posicionamento do microfone para uma captação uniforme da voz e do instrumento, por tanto, experimentar alturas diferentes em distâncias diferentes pode ser necessário para encontrar um bom posicionamento.
A reverberação da sala e o ruído de ambiente também deve ser levado em consideração, pois como mencionado nos tópicos anteriores, quanto maior a distância, maior será a captação de ambiência.

 

USO EM REUNIÕES POR VÍDEO 
Para utilizar a mesa como fonte de áudio em plataformas de reunião como Skype, Microsoft teams, Zoom Cloud meeting, Google meet, etc. Basta selecionar o Delek-White como opção de microfone.

 

CAPTAÇÃO DE INSTRUMENTOS ACÚSTICOS
Este modelo de condensador possui uma ampla resposta de frequência e responde muito bem para qualquer instrumento acústico sejam eles de cordas, percussivos, sopro ou aerófono (acordeon, gaita, etc).
Violão (nylon, aço, 12 cordas, etc), baixolão, bandolim, cavaco, banjo, violoncelo, baixo acústico, violino, viola, rabeca, etc. toda a família de cordas.
Saxofone (sopranino, soprano, alto, tenor, barítono, baixo, contrabaixo), tuba, trompete, toda a família de sopro.
Toda a família de instrumento percussivos.
Será necessário encontrar uma distância e um ganho ideal de acordo com o nível de projeção sonora do instrumento. Se o instrumento tem uma projeção sonora com um volume alto, não há necessidade de usar o microfone tão próximo e com o ganho alto no programa.


CAPTAÇÃO DE TECLADOS MUSICAIS
Teclados musicais apesar de possuírem alto falante, geralmente convém liga-los diretamente em uma interface de áudio, principalmente devido ao barulho das teclas que pode ser captado pelo microfone. Naturalmente isso também dependerá do nível de volume em que o teclado está operando, do efeito utilizado e da distância do microfone em relação ao instrumento.
Toda via, apesar de poder utilizar para captar o áudio dos alto falantes de teclados musicais, o melhor resultado é ainda com o instrumento plugado diretamente em uma interface de áudio.


CAPTAÇÃO DE BATERIA ACÚSTICA
A captação da performance em uma bateria acústica com apenas um microfone é geralmente não muito satisfatório, pois a captação é ambiente e não das peças individuais, a massa sonora de uma peça pode cobrir o som de outra, resultando em um áudio com pouca definição.


CAPTAÇÃO DE AMPLIFICADORES
Não indicado, captação muito sensível a alta pressão sonora.

 

INSTALAÇÃO DO MICROFONE TIPO PLUG AND PLAY
O Delek-White não possui um driver do fabricante, o próprio sistema operacional é responsável por atribuir um driver controlador de som genérico. No caso do Windows o driver nativo é o WASAPI.
Para instalação basta plugar o microfone em uma entrada USB e aguardar o sistema operacional reconhecer o dispositivo.

 

CONFIGURAÇÃO NO PROGRAMA DESEJADO
É necessário selecionar o microfone Delek-White no programa que deseja utilizá-lo. Todo programa de gravação ou de transmissão possui uma configuração de microfone e de alto falantes. Verifique tutoriais no site do desenvolvedor do programa ou tutoriais disponíveis voluntariamente na internet de como configurar microfone/entrada e alto falantes/saídas no programa desejado. 
No geral, basta selecionar o Delek-White como opção de entrada/microfone e também como saída/alto falante.

 

OTG – LIMITAÇÕES DE USO
Este microfone é compatível com OTG, mas nem todos os aparelhos móveis compatíveis com OTG conseguem suprir a necessidade energética de 500mA, por este motivo o microfone pode não funcionar em alguns aparelhos compatíveis com OTG, mesmo com a depuração de USB ativada. Não temos como informar quais smartphones/tablets possuem esta limitação de hardware. Nestes casos pode ser necessário o uso de OTG Y com alimentação externa.
Consumo do microfone 5V 500mA.

 

OTG – NEM TODOS OS SMARTPHONES SÃO COMPATÍVEIS COM OTG
Certifique-se de que o seu dispositivo é compatível com OTG, aplicativos como o USB OTG CHECKER realizam uma análise rápida de compatibilidade.

 

OTG – ATIVAR DEPURAÇÃO DE USB 
Ative a depuração de USB de seu dispositivo, ela é necessária para o microfone USB ser alimentado e enviar o áudio. Cada versão do Android possui um caminho para ativar a depuração de USB, procure por tutoriais de acordo com sua versão de Android.

 

OTG – INCOMPATÍVEL COM APLICATIVOS DE FÁBRICA
Aplicativos instalados de fábrica não reconhecem microfones externos USB. O microfone externo não funcionará no app de câmera e de gravador de áudio instalados de fábrica.

 

OTG – APLICATIVOS BAIXADOS DA PLAY STORE
Teste feito com XIAOMI REDMI NOTE 7 com depuração USB ativada:
Compatível com qualquer DAW que permitir selecionar microfones USB, exemplo:  N-TRACK, AUDIO EVOLUTION, BANDLAB. Informações sobre latência logo abaixo.
Compatível com Streamlabs OBS para celular, transmissões ao vivo.
Compatível com OPENCAMERA, trilha de áudio via mic externo.

 

OTG – COMO ESCOLHER APLICATIVOS
Certifique-se de que o aplicativo de seu interesse permite selecionar um microfone externo e que este aplicativo reconhece microfones USB.

 

OTG – DAW para celular LATÊNCIA
Pode haver grande variação de latência (de acordo com a capacidade de processamento do celular), pois o áudio entra via microfone USB e é processado na saída de fone/alto falante do Android.
Não é possível obter monitoramento em tempo real, mesmo com correção de latência, ou seja, pode haver um pequeno delay caso tente utilizar o monitoramento de entrada. 
A gravação de faixas subsequentes com o microfone USB pode resultar em faixas fora de sincronia devido a pequena latência, sendo necessário sincronizá-las (alinhar as faixas) após a gravação das pistas.
A correção de latência dos aplicativos DAW para celular ajudam a diminuir o atraso entre as faixas durante a gravação, porém nunca irão corrigir 100%.

Cápsula: Condensadora de eletreto 14mm
Padrão polar: Unidirecional cardióide
Resposta de frequência: 20Hz–17KHz
Sensibilidade: -34dB ±2dB (0dB = 1V/Pa em 1KHz)
Impedância de saída: 100Ω ±30% (em 1KHz)
Carga de impedância: ≥1000Ω
SPL: 132dB (em 1KHz ≤1% T.H.D)
Relação S/N: 78dB
Comprimento do cabo: 1,7m
Carcaça: Metal

 

ARC-PR3 Compatível
ARC-SK1 Compatível
PMV-100 Compatível
AR-4S/AR-5S Compatível
AR-13S Compatível
AR-14S Compatível
AR-17S Compatível
AR-18S Compatível
AR-3S Incompatível
AR-15S Incompatível

 

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